domingo, 16 de dezembro de 2012

Tite, a Seleção, Felipão, o mérito etc.

Por Reinaldo Azevedo

O jogo deste domingo entre o Corinthians e o Chelsea demonstrou por que Tite deveria E NÃO DEVERIA ter sido o escolhido para treinar a Seleção Brasileira.

O Corinthians não tem um time espetacular, todo mundo sabe disso. Tem um time bem-treinado, o que é coisa diferente. A função do técnico é justamente esta: fazer a equipe render o máximo, superando carências individuais. Numa equipe mal treinada, até o talento vira um empecilho — é o caso de um exímio driblador que joga sozinho. fazendo um excesso de firulas que não resultam em nada.

Mas eu também não queria que Tite deixasse o Corinthians, não. Melhor que fique lá. Isso não significa que não continue a achar absurda a indicação de Felipão, depois de ter sido o principal (não o único) responsável pelo rebaixamento do Palmeiras.

Não estou antevendo que o Brasil vá perder. Tomara que não! Ele pode até acertar na Seleção, o que espero que aconteça. Mas continuo, nessas coisas, a não abrir mão de um critério: deve ocupar o cargo mais importante do futebol aquele que estiver mais qualificado para tanto. Hoje, esse nome é Felipão? Tenham paciência!

Técnico da Seleção não se escolhe por eleição direta. Tanto a CBF como a Fifa, diga-se, são entidades privadas. Mas é inegável que a Seleção apela a uma ideia geral de representação. E seria bom dizer ao povo que o mérito faz diferença… “Mas Felipão e Parreira já foram campeões!!!” Sei disso e têm seu lugar garantido na história. Estamos falando da Copa de 2014.

Sim, tudo pode dar certo, e Felipão pode ser campeão de novo. Obras do acaso não tornam certas escolhas erradas.

Por Reinaldo Azevedo

.


Nenhum comentário: