segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FESTA EM LAJEDO DO TABOCAL

Amanhã é dia de São Miguel. Quando Lajedo ainda pertencia a Maracás a festa atraia gente de toda a região.

O dia todo, a praça ficava cheia de gente. Os carros de fretes (táxis) movimentando-se, entre Tiririca e Lajedo, o dia inteiro levando e trazendo gente.

O povoado tornava-se uma grande feira, com a presença de mascates que comercializavam todo o tipo de mercadoria. Tinha também parques de diversão e jogos de cartas e de dados tipo caipira. As famílias locais recebiam com grande satisfação os visitantes de Itiruçu, em que serviam, inclusive, refeições que eram verdadeiros banquetes. Eu sempre almoçava na casa de Tio Credo. A casa mais cheia era a de Álvaro Fagundes, desde aquela época o grande líder do lugar. Na casa de Álvaro aportavam as pessoas importantes da região, como Dr. Antenor. Rolava muita comida, tira-gosto e bebidas de todos os tipos.

Outra tradição da festa eram os batizados. Muitas famílias de Itiruçu programavam os batizados dos filhos para a festa de São Miguel, em Lajedo.

Nesta época (anos 1960/70) Lajedo não tinha luz elétrica da COELBA, que só chegou em 1973. A cidade era servida por um gerador movido por um motor a óleo diesel que fornecia uma luz que mais parecia um fifó, entre as seis da tarde até às 10 da noite. No dia da festa de São Miguel o sistema funcionava até mais tarde, pois tinha a festa dançante no Prédio Escolar da Professora Rita Ribeiro.

Nesta festa sempre tinha briga. O pessoal bebia além da conta e perdia o controle. Para colocar as coisas no devido lugar sempre entravam em cena os briosos e valentes soldados da polícia para acalmar os ânimos. Uma cadeiazinha aqui e umas borrachadas ali, faziam os valentões se aquietarem.

Salve Glorioso São Miguel!

Um comentário:

Nelson Cunha Filho disse...

ADORAVA IR "A MISSA DE LAGEDO",ONDE O PROFANO E O RELIGIOSO SE ENTRELAÇAVAM HARMONIOSAMENTE.SINCERAMENTE,NÃO FREQUENTAVA O LADO RELIGIOSO COMO SE DEVIA,FICAVA MAIS CURTIDO MAIS O PROFANO.A FAMOSA VIOLENCIA Ñ SE VIA.TODOS SE CONFRATERNIZAVAM.QUANTA SAUDADE DAQUELES BONS TEMPOS.