sábado, 17 de março de 2018

O RÁDIO E ITIRUÇU Por Miguel Peixoto


                                           O RÁDIO E ITIRUÇU
Por Miguel Peixoto

 Saudades por que não fogem de mim? É Um Combustível forte que me alimenta.
Tenho uma linda recordação da chegada das famosas caixas amarelas que começaram a chegar a nossa amada terra. Para alegrar o nosso povo querido.
O rádio pela primeira vez que vi e ouvi foi o do Saudoso Moacir o grande mecânico, estavam transmitindo a Copa do Mundo de 1950, o referido rádio era alimentado pela bateria de carro, o Rádio foi um sucesso, mas a copa do Mundo de 1950 foi uma tragédia lembrada até hoje.
Logo após o Sr. Ludovico Farias comprou também um rádio, o sucesso era tão grande que logo Sr Vivaldo Bastos, Sr.  Jeir Magalhães, também instalaram seus rádios.
Também me recordo o  Sr. Manoel Cerqueira, comprou um rádio que era alimentado por uma bateria de carro, que utilizava o Famoso cata ventos, pois ao girar ia fazendo movimentar um Dínamo, que por sua vez carrega a bateria de carro, para alimentar o precioso  rádio do nosso amigo e saudoso  Manoel Cerqueira.
Mas dois fatos relacionados jamais esqueci. O primeiro era a Novela o Direito de Nascer que fazia um grande sucesso, então o Sr. Vivaldo Bastos, colocava numa árvore em frente de sua casa um alto falante que vinha do seu rádio, para o povo ouvir a novela pois a sua casa não cabia tanta gente, algumas mulheres coravam com os acontecimentos que a novela apresentava.
Os personagens Maria Helena a mãe, Alberto Limonta o Filho, o Pai era Dom Alfredo, e a majestosa Mamãe Dolores fazia o povão chorar, com dificuldades para criar o Albertinho.
Pois teve que fugir com o menino porque  o avô Dom Rafael mandou o criado matar a criança.
O segundo fato era meu Saudoso e querido Juca Nunes comprou também um rádio e as quartas feiras as 20,00 horas transmitia o grande programa de Luiz Gonzaga.
Por isso eu pergunto aos conterrâneos, se vale a pena lembrar estes fatos para contar aos filhos queridos da minha terra?
                                               Miguel Peixoto

Nenhum comentário: