sexta-feira, 23 de junho de 2017

COMO COMEÇOU A FESTANÇA DO SÃO PEDRO DE ITIRUÇU - Segundo Miguel Peixoto


FOGUEIRA, DOCE E COMIDAS


Na Rua das Flores havia uma padaria do Sr. Pedro Ribeiro, por volta do ano de 1946, fim da II Grande Guera, no local onde posteriormente Juca Nunes também colocou seu estabelecimento comercial.

Pedro Ribeiro pai de Pedrinho, Leleu e outros, festejava o São Pedro em homenagem ao seu nome.

Fazia uma grande fogueira e colocava o ramo no meio dela; pendurado havia muitos prêmios: Goiabada, Sardinha, garrafa de Crush e até dinheiro colocava em uma latinha e fechava.

Quando o ramo ia caindo Sr Pedro acendia uma espada, e fazia aquele barulhão, muito fogo e a molecada saia sapecada as vezes.


Na verdade o Pedro Ribeiro fazia duas fogueiras uma no São João e outra no São Pedro devido sua devoção com o Santo, já que ele tinha o mesmo nome. Após a sua morte Mamãe Moça continuou fazendo os festejos apenas no São Pedro já que ele é o padroeiro das viúvas.

Antes uma semana ela chamava Tidinha, Martinha parteira e outras para ajudar a fazer os doces e salgados. 

Aqueles biscoitinhos de goma cocada de coco, galinha assada, porco e até peru.

Então na véspera da comemoração o Tõezinho me chamou para nos fazermos um assalto no quarto onde estavam guardando as preciosidades.

Empurramos a porta e começava o assalto enchíamos os bolsos de doces e não parávamos de comer, ate uma galinha assada nos traçamos.

Nisto entrou  a Rita e nos viu debaixo da mesa, que flagrante!!!

Chamou Mamãe Moça que tratou logo de dar uma surra no Tõezinho e Mandou Rita me levar para casa para receber a minha recompensa.

Como sempre a bainha de facão funcionou direitinho nas minhas canelas, entretanto eu ainda estava com os bolsos cheios de biscoito de goma, após chorar bastante comecei a comer o que ainda me restava.

Miguel Peixoto



Nenhum comentário: