Zé Inácio em foto tirada no final dos anos 1920.
Sinhô é um dos cidadãos mais importantes de Tiririca. Político de grande percepção, sempre teve um contato estreito com as camadas mais populares da nossa terra. Foi vereador e o primeiro vice-prefeito de Itiruçu no período 1977 a 1982 em que o prefeito era Antonio Machadão. Intelectual, estudou e se formou no Ginásio Normal de Itiruçu, na turma pioneira de 1966.
Conhecido por “Sinhô de Zizi”, pois foi criado por dona Zizi, ele descreve o Major José Ignácio Pinto, patrono de Tiririca, em 2006. O texto a seguir é de Simone Nunes:
Para falar sobre a vida do primeiro político importante do município, Major José Ignácio Pinto, solicitamos ao Senhor Emmanoel de Oliveira e Silva (Sinhô), funcionário público, 70 anos, que muito gentilmente declarou:
- Zé Inácio, como era conhecido o Major, era português. Ele era líder nato. Era um político de visão, era um homem que tinha muita visão. Com todo atraso da época, ele só pensava no melhor para a população de Itiruçu.
- Ele se tornou popular por seu idealismo. Veio rapazinho novo, trabalhar com Guilherme Silva, um dos fundadores de Jaguaquara. Ele era caixeiro de Guilherme, que era um desbravador.
- Nisto surge a cultura do café, sendo a região de Toca da Onça (hoje Jaguaquara) terreno fértil para a agricultura do fumo e do café. Como já existia uma abertura de um povoado com o nome de Tiririca, criado por João Brandão que também era português e amigo de Guilherme Silva, começou a se instalar um pequeno comércio no povoado de Tiririca.
- Guilherme então instala uma casa de comércio no povoado e manda Zé Inácio para ser gerente. Assim, ele começou o sonho de criar o município de Itiruçu, enfrentando as maiores dificuldades da liderança de Jaguaquara.
- Mas ele contou com o apoio do Interventor Estadual Juraci Magalhães, que gostou da luta incessante de José Ignácio e deu todo apoio e criou a Vila de Itiruçu, e depois o Município, em 1935, sendo o seu primeiro intendente (ou Prefeito hoje).
- Como Prefeito, o Sr. José Ignácio cuidou de traçar os planos de cidade. Traçou toda a cidade em quarteirões, abriu ruas, praças; deu um aspecto à cidade e nunca parou de trabalhar. Deixou de ser prefeito, mas ficou com força absoluta, sendo uma liderança da Bahia.
- Ajudou a criar o Entroncamento de Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, e foi um homem muito conhecido em toda a região. Embora português, foi um líder regional e, muito devemos a esse homem.. ele deixou muito boa impressão e exemplos a serem seguidos. Foi muito importante para o município e para a cultura daqui.
Na foto acima Sinhô, em 2006.
*
Um comentário:
Quando tinha festa de santo antônio na rua, por conta do barulho, Cecília levava a gente pra estudar na biblioteca de Sinho. A propósito ... sugiro uma foto de lá!
Postar um comentário